O Que Fazer em Gramado em 2 Dias? Veja Nossas Sugestões

Saber o que fazer em Gramado em 2 dias é fundamental para quem quer conhecer a cidade, mas não tem tanto tempo disponível na agenda.

Infelizmente, dada a grande quantidade de atrativos que a Serra Gaúcha possui, é impossível conhecer tudo em tão pouco tempo.

Mesmo assim, um roteiro de 2 dias é mais que o suficiente para se apaixonar pela região e aproveitar alguns dos seus maiores pontos turísticos e passeios.

A cidade dos parques temáticos, do frio e dos eventos de Natal é um paraíso que fica no Rio Grande do Sul, e que compensa cada segundo dedicado a ela.

Aproveite e veja também o que fazer em Gramado em um dia.

Boa leitura!

O Que Fazer em Gramado em 2 Dias?

Gramado/RS, que fica a 120 km de Porto Alegre, capital do estado, conta com os mais variados passeios e atividades disponíveis, com opções pagas e gratuitas. E o mais interessante de tudo é que não são apenas os parques que chamam a atenção.

Na verdade, um simples passeio pelas ruas da cidade já reserva uma viagem incrível, com uma imersão histórica pela imigração italiana e alemã para a região.

Roteiro de 2 dias em Gramado

Em um roteiro de 2 dias por Gramado, dá para curtir bastante a cidade, com opções de atividades para a manhã, tarde e noite.

Vale lembrar, é claro, que nossas dicas compreendem uma viagem com 2 dias completos, isto é, com a chegada a Gramado já na noite anterior, ou de manhã cedinho.

Então, tome aquele café da manhã completo antes de sair da sua hospedagem e comece a aventura!

O que fazer em Gramado em 2 dias – Dia 1

Manhã do dia 1 – Avenida Borges de Medeiros, Rua Coberta e Lago Negro

Na manhã do primeiro dia do roteiro de 2 dias em Gramado, vale a pena conhecer a região da Avenida Borges de Medeiros, que é simplesmente a principal avenida da cidade e fica na área central do município.

O melhor de tudo é que em suas proximidades ficam diversos pontos turísticos importantes, como o Parque do Lago Negro, Fonte do Amor Eterno, Rua Coberta, Praça das Etnias, Palácio dos Festivais, Igreja Matriz São Pedro, e muitos outros.

Rua Coberta
Rua Coberta
Fonte: Leandro Neumann Ciuffo (Flickr)

A dica, nesse caso, é aproveitar a Rua Coberta (Rua Madre Verônica), que também fica na região e é um ponto turístico e comercial muito importante.

A rua conta com muitos bares, restaurantes e lojas, sendo um ambiente perfeito para tomar um delicioso chocolate quente e comprar presentes. Aliás, o local recebe esse nome por ser uma rua coberta e oferecer abrigo mesmo em dias de chuva.

Lago Negro
Lago Negro
Fonte: serrasgauchas (Flickr)

O passeio pelo Lago Negro é um destino que não pode ficar de fora da lista de o que fazer em Gramado em 2 dias. Afinal, é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade.

Trata-se de um lago artificial profundo, de águas escuras, onde o verde da mata ao redor torna o ambiente ainda mais belo. Ao todo, são 17.470 m² de área do lago, e 89.336 m² de área do parque.

Fonte do Amor Eterno
Fonte do Amor Eterno
Fonte: Josadaik Alcântara Marques (Flickr)

A Fonte do Amor Eterno baseia-se justamente na Fontana de Trevi, da Itália, sendo um dos pontos mais românticos de Gramado. O local chama a atenção devido às centenas de cadeados coloridos presos ao seu redor.

Muitos apaixonados passam pelo lugar, colocam um cadeado e jogam a chave na fonte, declarando seu amor eterno.

Igreja Matriz São Pedro

A Igreja Matriz é uma construção que conta com muitos traços arquitetônicos romanos. Ela é formada por incríveis 78 mil pedras basálticas, com vitrais belíssimos, e seu sino pesa cerca de uma tonelada, sendo feito de estanho, aço e bronze.

Ao todo, a igreja possui cerca de 86 metros de altura e encanta a todos que dão uma passadinha por lá.

Tarde do dia 1 – Snowland ou Mini Mundo

Mini Mundo
Mini Mundo
Fonte: jenniffermaria (Flickr)

Aproveitando a localização da Borges de Medeiros, na parte da tarde, vale a pena visitar o Mini Mundo de Gramado. O atrativo fica na Rua Horácio Cardoso, 291, e é realmente um paraíso de miniaturas, apresentando de uma forma diferente os melhores pontos turísticos do planeta.

O Mini Mundo é um parque temático criado ao ar livre e conta com réplicas fiéis de prédios e destinos nacionais e internacionais. Assim, eles formam juntos uma cidade completa, inclusive com mini habitantes, tudo sendo 24 vezes menor do que o tamanho original.

O tempo médio que o passeio leva é de cerca de 1 hora. Por isso, dá tempo de curtir bastante os atrativos na parte da manhã e depois seguir para o Mini Mundo, que fica aberto das 9h às 17h.

Snowland
O que fazer no Snowland com bebê/crianças?
Fonte: Luis Afonso (Flickr)

Outra alternativa, porém, é seguir para o Snowland, que é o parque de gelo de Gramado. Esse é o 1º parque de neve indoor (fechado, coberto) do país, e conta realmente com neve de verdade, o ano inteiro.

O local foi inaugurado em meados de 2013 e devido às suas características conseguiu se tornar um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. São cerca de 16 mil m² de área, com metade dedicados às experiências relacionadas à neve.

Em sua montanha de neve, por exemplo, é possível praticar snowboard, esquiar e participar de outras modalidades esportivas de inverno. Dentre os principais pontos do local, aliás, estão a Casa do Yet, Vilarejo Alpino, Pista de patinação, etc.

Ao todo, o passeio pelo Snowland leva em torno de 3 horas, sendo preciso reservar realmente a tarde inteira para o destino, que fica aberto até as 17h.

Noite do dia 1 – Noite Alemã no Restaurante Lindenhoff

Restaurante Lindenhoff
Fonte: Restaurante Lindenhoff (TripAdvisor)

Para finalizar o primeiro dia de atividades do que fazer em Gramado em 2 dias, a dica é aproveitar a chamada Noite Alemã no Restaurante Lindenhoff.

O local conta com o melhor da culinária alemã e oferece diversos pratos típicos, a exemplo do kassler – um maravilhoso lombo defumado e cozido -, assim como também o joelho de porco, outro prato muito tradicional do país.

Além disso, o jantar é repleto de espetáculos de dança e música, que tornam o momento ainda mais imersivo e permitem vivenciar a cultura alemã.

E o melhor de tudo é que o Restaurante Lindenhoff fica, na verdade, em Nova Petrópolis, a 30 minutos de Gramado, permitindo conhecer ainda mais a região da Serra Gaúcha.

O que fazer em Gramado em 2 dias – Dia 2

Manhã e tarde do dia 2 – Maria Fumaça com Tour Uva e Vinho

Maria Fumaça em Gramado
Fonte: Raul Lisboa (Flickr)

Para o segundo dia do roteiro de o que fazer em Gramado em 2 dias, vale a pena realizar o passeio de Maria Fumaça com Tour Uva e Vinho. Esse é um passeio completo, que levará toda a manhã e a tarde, mas que compensará cada segundo dedicado a ele.

É uma viagem para conhecer a Serra Gaúcha por seu melhor ângulo, unindo a observação de sua arquitetura e natureza, somada à degustação de vinhos e outros produtos, e uma imersão na história de Gramado, Canela e região.

O trajeto, que conta com 23 km de extensão, inicia-se em Gramado e Canela, mas passa também pelas cidades de Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e região.

E é nesse percurso que entra o maior atrativo do passeio: o Trem Maria Fumaça, também chamado de “Tem do Vinho”, uma locomotiva a vapor histórica, sendo um meio único de viajar nesse destino.

Durante o passeio, algumas das paradas existentes são na Loja da Tramontina, Queijaria Fetina de Formaio, Vinícola Aurora, Epopéia Italiana e Malhas G’Dom.

Está viajando com crianças? Descubra se vale a pena fazer o passeio Maria Fumaça com crianças.

Noite do dia 2 – Noite Suíça com sequência de fondue no restaurante D.o Brasil

Noite Suíça
Fonte: Brocker Turismo (Flickr)

Assim como na noite do primeiro dia, após chegar do passeio do Tour Uva e Vinho com Maria Fumaça, vale a pena aproveitar outra noite especial de Gramado, a Noite Suíça com sequência de fondue.

Essa é uma especialidade da casa D.O Brasil, que fica no centro de Gramado (Rua Garibaldi, 164).

A Serra Gaúcha é bastante conhecida por ser uma região muito fria, principalmente no inverno. Por isso, ela combina bastante com um jantar tradicional da Noite Suíça, onde o carro chefe é o fondue.

Originalmente, o fondue é um prato onde pedaços de pão são submersos em uma calda de queijo derretido. Atualmente, além dos pães, também utiliza-se carnes e, em outras variações, ao invés do queijo, usa-se chocolate derretido, que combina bastante com frutas.

E no D.O Brasil o visitante tem a oportunidade de acompanhar justamente três sequências de fondue: tradicional (com queijo), com carnes assadas na pedra e chocolate (onde utilizam-se frutas frescas, da estação).

Por isso, é um passeio que não pode ficar de fora da lista de o que fazer em Gramado em 2 dias.

Inclusive, é interessante também você conferir o que não vale a pena fazer em Gramado – falamos sobre isso aqui no blog.

Preparado para conhecer Gramado em 2 Dias?

Como foi possível observar, não faltam opções para descobrir o que fazer em Gramado em 2 dias. A cidade conta com muitos atrativos para o público, e não à toa é uma das mais visitadas de todo o país.

Para se ter uma ideia, além das alternativas demonstradas, é possível citar também outros atrativos:

  • Parque Estadual do Caracol (Parque do Caracol);
  • Parque da Ferradura;
  • Rua Torta;
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes (Catedral de Pedra);
  • Casa do Colono;
  • Mundo do Chocolate;
  • Salão Super Carros (disponível no Passaporte Grupo Dreams);
  • Museu de Cera;
  • Parque dos Dinossauros;
  • Alpen Park;
  • Café Colonial;
  • Cascata do Caracol;
  • Lago Joaquina Rita Bier.

Quer saber tudo sobre Gramado e a região da Serra Gaúcha? Então confira outros conteúdos no blog da Tour Fácil.

Boa viagem!

Deixe um comentário

Ingressos de passeios e experiências com desconto + cashback. Economize muito.