Gramado não é só Natal Luz e brincar na neve. A Serra Gaúcha também proporciona incríveis passeios com natureza em Gramado e Canela.
Você vai descobrir o outro lado do paraíso que vai além dos parques temáticos como, por exemplo, o Tour do Vale com Café Colonial, o Sítio Tradição, além de outros passeios rurais em Gramado e Canela.
Quer viajar para o Rio Grande do Sul, mas nunca ouviu falar dos atrativos diferenciados da Serra Gaúcha?
Deixa conosco, pois vamos explorar os melhores roteiros de agroturismo e ao ar livre em Gramado e Canela para você saber exatamente aonde ir e o que fazer.
Acompanhe!
8 passeios com natureza em Gramado e Canela
O turismo rural de Gramado e Canela revela belezas trazidas por imigrantes italianos e alemães para o sul do país.
Da história à gastronomia, tem uma parte dessas duas cidades que pouca gente conhece, mas precisa incluir em seu roteiro de viagem.
Por isso, vamos fazer uma jornada de passeios pela natureza das cidades de Gramado e Canela. Confira!
1. Tour do Vale com Café Colonial
De segunda a sexta-feira, os turistas têm a oportunidade de atravessar rios e cachoeiras enquanto cruzam a linha 28, no Vale do Quilombo.
Em seguida, a bordo de um ônibus temático e vintage, os visitantes seguem a rota do turismo em Gramado e fazem as paradas nos seguintes passeios:
Família Marcon
História e cultura se misturam nesse tour rural com a família Marcon. Além de você conhecer como é a lida do campo, ainda terá a chance de alimentar as ovelhas!
Elas são muito fofas e comem na sua mão. Depois é só desfrutar de um lanche que inclui pães e suco de uva.
Alambique dos Rossa
Achou que entre os passeios com natureza em Gramado e Canela não teria um tour da cachaça? Achou errado!
O Alambique dos Rossa permite a visita guiada para conferir de perto toda a fabricação da velha e boa cachacinha e com direito a degustação.
Família Baretta
Café colonial ao som de músicas regionais, é isso que você vai encontrar em mais uma propriedade rural no Tour do Vale.
A família Baretta recebe os turistas com uma bela refeição na casa centenária onde já foi o salão de kerb.
O Tour do Vale por essas propriedades rurais tem duração de 4 horas e são suficientes para conhecer e aproveitar o que cada uma dessas atrações têm a oferecer.
2. Tour Quatrilho com a família Ramm
Em um ônibus antigo que faz a linha Tapera, no Tour Quatrilho os turistas percorrem uma estrada de terra bastante bucólica até a propriedade da família Lazaretti.
É por essas bandas que viveram as famílias que deram origem à história de O Quatrilho, romance adaptado para os cinemas e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Durante o trajeto, os viajantes podem fazer uma parada para tirar fotos em frente à Capela Santo Antônio, e depois admirar a vista do Morro Polenta.
Chegando na casa da família Lazaretti, você vai conhecer os descendentes dessa família que mantém o cultivo do vinho colonial e da aguardente feita do bagaço da uva. Uma experiência incrível – e imperdível para os fãs de uma boa cachacinha.
Depois, é hora de conhecer as famílias Trentin e Dal Ri no Moinho Grings, justamente as pessoas que inspiraram os protagonistas de O Quatrilho.
A estrutura foi toda revitalizada para a agricultura, o cultivo do milho e do arroz e também na criação de animais.
Para fechar o turismo rural em Gramado com chave de ouro, tem o café típico alemão da família Ramm, que resgata os sabores da época dos colonizadores direto para a mesa recheada da casa.
Uma coisa é certa: o café da manhã em Gramado e Canela estará garantido em um dos vários passeios com natureza no tour Quatrilho.
3. Passeio Linha Bella
Outro na lista de passeios com natureza em Gramado e Canela é o passeio Linha Bella, que adentra o interior de Gramado.
Quem vai pela primeira vez e não está acostumado com o estilo de vida simples daquelas pessoas, fica admirado com as belezas rústicas da região, como as casas típicas e toda a produção familiar da zona rural.
É como voltar no tempo, esquecer a vida na cidade grande e respirar o ar puro de uma cidade que preserva as tradições das famílias gaúchas.
Pois bem, o passeio é feito novamente em um ônibus, que sai da Praça das Etnias e segue em direção às quatro paradas para degustar vinhos, conhecer vilas e ainda garantir um almoço espetacular. Veja as paradas do tour Linha Bella:
Vinícola Masotti
Produção colonial de suco de uvas e de vinhos em uma propriedade rodeada de verde. Além de um contato com a natureza nesses passeios em Gramado e Canela, você ainda pode degustar os produtos.
Família Boff
O início de Gramado. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o marco zero da cidade, onde começou a colonização italiana e onde preserva-se os primeiros estabelecimentos locais.
Melhor ficar, porque não vai ter bolo, mas vai ter salame, queijo e o clássico chimarrão.
Moinho Cavichion
Aqui a experiência é única, porque o Moinho Cavichion mantém o estilo deixado pelos primeiros habitantes da região, como as vilas dos imigrantes italianos e alemães. Não tem como não se encantar pelas propriedades rurais.
Velho Casarão
O Velho Casarão tem uma história, no mínimo, curiosa sobre a família de italianos Visenzo Marcon: eles moraram dois anos no tronco de uma árvore.
Entre os passeios com a natureza em Gramado e Canela que você pode fazer aqui, estão a visita ao museu local, a possibilidade de alimentar as ovelhas, e ainda comer as delícias da região;
Cantina Linha Bella
Para finalizar o roteiro desse agroturismo em Gramado, nada como se sentir na Itália na Cantina Linha Bella. Decoração típica, cardápio idem, e claro, muita cantoria italiana.
Além disso, é aqui onde acontece a famosa Noite italiana, que tem de tudo igual no almoço, e mais um pouco.
4. Sítio Tradição no Tour Linha Ávila
Entre os roteiros de agroturismo na Serra Gaúcha, estão os passeios do Tour Linha Ávila, uma comunidade conhecida pelo seu empreendedorismo.
O tour conta com três paradas para apreciar a cultura e a gastronomia local. São eles:
Família Wagner
O atrativo inclui um passeio pela propriedade para conferir as árvores frutíferas e de onde vem a produção de geleias e doces. Há também a oferta do “colha e pague” que acontece apenas na época de safra.
Cantina Nonno Giovanni
Vinho artesanal e muitas delícias regionais. São pães, conservas, salames e sucos – e tudo isso pode ser levado para casa.
Sítio Tradição
Mesa farta é no Sítio Tradição! Para quem gosta de um almoço campeiro, com churrasco típico gaúcho, mandioca cozinha e o famoso costelão na vala, vai se fartar por aqui.
Além da boa comida, o Sítio Tradição inclui também um passeio a cavalo, aula sobre chimarrão e muita história para contar.
5. Tour Raízes Coloniais
Na lista de passeios com natureza em Gramado e Canela, está a região de Linha Nova e Linha Bonita, onde Gramado se originou. Para fazer esse percurso, os turistas poderão desbravar os cenários rurais com o Tour Raízes Coloniais.
A visita a essa região é uma viagem no tempo, pois os habitantes mantêm viva a cultura, as características e os costumes dos imigrantes alemães e italianos.
E para conhecer cada parte que compõe a vida simples e acolhedora da região, o Tour Raízes Coloniais abrange os seguintes pontos turísticos:
Casa Centenária
Um casarão do início da colonização em Gramado marca a primeira parada do Tour Raízes Coloniais. A Casa Centenária é um paraíso para quem ama o contato com animais, como ovelhas e coelhos.
Ervateira Marcon
Você tem curiosidade em saber como é feito o chimarrão? Pois na Ervateira Marcon você vai conhecer a erva-mate e o processo dessa matéria-prima na fabricação da popular bebida dos gaúchos.
Museu Fioreze
Uma excursão em um dos lugares com bom acervo de peças antigas, colecionadas pelo Sr. Nelson Fioreze. Ele vem colecionando desde os seus 12 anos de idade.
Café Colonial Della Nonna
Para finalizar mais um dia de passeios com natureza em Gramado e Canela, nada como um banquete de delícias, não é?
A mesa farta – característica dos sítios e fazendas do sul – traz pães, cucas, geléias, bolos e queijos, além da tradicional música que anima as tardes no Della Nonna: La Bella Polenta.
6. Fazenda Santa Bárbara
Um dia na fazenda, longe dos burburinhos do centro da cidade. É isso que você vai encontrar na Fazenda Santa Bárbara, localizada a 30 minutos de Gramado, em São Francisco de Paula.
Os visitantes podem fazer um passeio a cavalo, um piquenique em meio ao extenso verde e curtir atividades com animais (alimentar as ovelhas diretamente na boca é uma graça).
Assim como em outros passeios com natureza em Gramado e Canela que mencionamos neste post, a Fazenda Santa Bárbara também oferece um almoço de fazenda, bem à moda gaúcha.
Afinal, apreciar a vida campestre sem provar as delícias regionais não está no roteiro de quem vai para o interior da cidade, não é?
7. Parque Olivas de Gramado
O Parque Olivas de Gramado é o que podemos chamar de paraíso na Terra. O parque está localizado sobre um cânion que garante uma bela vista aos visitantes.
Além de uma paisagem de tirar o chapéu, o parque possui plantações de 12 mil oliveiras e uma degustação sensorial dos azeites de olivas.
É claro que para esse tipo de produto haverá alguns acompanhamentos, como pães e queijos. Sem contar as dicas de como usar esse alimento e aguçar o seu paladar com novas sensações.
No local, é possível fazer piqueniques e caminhar nas trilhas de ecoturismo para curtir ao máximo os passeios com natureza em Gramado e Canela.
Há também a Fazendinha, uma vila com miniaturas de animais, como vacas e pôneis, cada um com suas próprias casinhas coloniais. Uma graça!
Para o dia terminar perfeito, assista ao pôr do sol no parque. Tenha certeza de que adicionar o Parque Olivas de Gramado em um dos seus roteiros de agroturismo na Serra Gaúcha fará enorme diferença na sua vida.
8. Tour Le Jardin + Alambique Flor do Vale e Vinícola Jolimont
A caminho do Alambique Flor do Vale, experimente conhecer a Vinícola Jolimont e sua degustação de vinhos. Os visitantes ganham uma taça personalizada para degustar as bebidas da Vitivinícola.
Em seguida, vá para o Alambique Flor do Vale, que funciona como um parque ecológico e cachaçaria. Esse é um dos melhores pontos turísticos de Canela para você aproveitar as diversas atividades que vão além de degustar as bebidas.
O passeio leva os visitantes a conhecer toda a produção de cachaças e licores, desde a moagem da cana até o processo de envelhecimento.
Além disso, as pessoas poderão fazer passeios em meio à natureza, passando por trilhas, cachoeiras e riachos nesse turismo rural em Canela.
Ah, não deixe de ir na lojinha para levar para casa uma garrafinha de cachaça da Flor do Vale, viu?
Para completar o agroturismo na cidade, o tour convida a conhecer o Le Jardin, uma área de 4 hectares, com diversas espécies de lavandas e plantas exóticas.
Os turistas podem fazer comprinhas na lojinha temática e conhecer as estufas de flores.
Para facilitar a sua viagem, você pode reservar este passeio com a Tour Fácil e garantir o melhor preço para o seu turismo rural em Canela.
Garanta os melhores passeios com natureza em Gramado e Canela com a Tour Fácil!
Passar um dia na fazenda, brincar com animais e experimentar uma comidinha colonial estão entre os objetivos de sua próxima viagem?
Se sim, escolha os melhores roteiros para fazer em Gramado e Canela para desfrutar da natureza em passeios incríveis com acompanhamento de um guia.
Você vai ver que os pontos turísticos de ambas as cidades vão muito além daqueles atrativos mais conhecidos, tais como:
- O Lago Negro;
- O Parque do Caracol;
- A Cascata do Caracol;
- O Ecoparque Sperry;
- O Mini Mundo;
- O Alpen Park (um lindo cartão postal para curtir no verão em Gramado);
- A Rua Coberta;
- A Avenida Borges de Medeiros;
- O centro de Gramado;
- A Boutique das Olivas;
- O Vale da Ferradura.
Portanto, viva uma experiência nova em Gramado e Canela e escolha passeios com natureza para as suas próximas férias.
Enfim, seja em Porto Alegre, Caxias do Sul, Nova Petrópolis ou arredores, há muito o que conhecer nesses pequenos paraísos da América Latina.
Reserve um tour diretamente com a Tour Fácil e garanta uma viagem incrível para as belezas coloniais da Serra Gaúcha.
Até mais!