O Que Fazer em Gramado em Um Dia? Veja Nossas Dicas

Não restam dúvidas de que um dia em Gramado é pouco, mas nós reunimos aqui dicas sobre o que fazer em Gramado em um dia para você aproveitar muito.

Gramado e Canela são duas cidades da Serra Gaúcha, repleta de pontos turísticos, que vão desde parques temáticos até as atrações de dar água na boca, como o Mundo de Chocolate.

Afinal, Gramado é famosa pelos chocolates, os fondues e as bebidas quentes para se aquecer no frio. E não tem nada melhor do que reservar em seu roteiro de 1 dia em Gramado uma visita às fábricas desse delicioso doce.

Porém, para que você se programe e saiba o que fazer em Gramado em um dia, preparamos este post com dicas essenciais para a sua viagem.

Aproveite e veja também o que fazer em Gramado em dois dias e o que fazer em Canela e um dia.

Boa leitura!

O que fazer em Gramado em um dia? Conheça 3 roteiros de 1 dia para curtir a cidade

Como sabemos que um roteiro de 1 dia em Gramado é pouco para conhecer as principais atrações turísticas da região, resolvemos trazer 3 roteiros de um dia só.

Os roteiros estão divididos entre passeios para famílias com crianças, casais e pessoas que vão viajar sozinhas.

Primeiramente, siga a nossa dica: não deixe de admirar os Pórticos de Entrada da cidade. Você pode chegar nele via Nova Petrópolis e tirar uma foto para eternizar o momento.

Agora sim, vamos com tudo!

Roteiro de 1 dia em Gramado: dica para quem viaja com crianças

Mundo de Chocolate no centro de Gramado

Mundo de Chocolate
Fonte: Francisco E A Costa (TripAdvisor)

Se você vai viajar a Gramado com crianças, mas não sabe o que fazer em um dia de viagem, inclua em seu roteiro um passeio no Mundo de Chocolate.

São mais de 200 peças que somam 30 toneladas de réplicas feitas de chocolate, incluindo a impressionante Torre Eiffel.

Além de conhecer o processo de fabricação, os visitantes terão a chance de fazer degustação. É um dos melhores passeios de Gramado para fazer em um dia com crianças.

Mini Mundo

Mini Mundo
Fonte: jenniffermaria (Flickr)

Mini Mundo é um parque com réplicas de monumentos famosos que são 24 vezes menores do que os originais.

A Usina do Gasômetro (Porto Alegre) e o Museu do Ipiranga (São Paulo) são apenas algumas das construções que você vai ver por lá.

Além de monumentos, há também réplicas de artistas famosos, como Beatles e Harry Potter, que estão escondidos nesta cidade que é um verdadeiro Mini Mundo.

Parque Snowland

O Snowland com bebê/crianças vale a pena?
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

Esse é um dos lugares para a família toda se divertir em um roteiro de 1 dia em Gramado.

O Parque Snowland é o primeiro parque de neve indoor do Brasil, com muitas atividades para crianças e adultos.

Em 3h de passeio, você e sua família vão poder se divertir na neve, brincar no tubing, ter acesso ao Playground, Ice Motion e Ice Games, dirigir o carrinho bate-bate e ainda saborear um chocolate quente no Hot Café. Tudo de bom!

Natal Luz em Gramado

Natal Luz
Fonte: Natal Luz (TripAdvisor)

Caso sua viagem esteja marcada para novembro, dezembro e meados de janeiro, já deixe anotado o Natal Luz de Gramado para curtir seu único dia na Serra Gaúcha.

Isso porque o evento, que acontece na Rua Coberta, é repleta de espetáculos que os pequenos vão amar!

O destaque vai para a Aldeia do Papai Noel, um destino aberto o ano todo, com direito a passeio de trenó e monotrilho.

Roteiro de 1 dia em Gramado: dica para viagem de lua de mel

Lago Negro

Lago Negro
Fonte: serrasgauchas (Flickr)

Não sabe o que fazer em Gramado em um dia de lua de mel? Comece com uma caminhada no Lago Negro, um espetáculo de paisagem. Ainda mais se você optar por viajar entre novembro e março, quando as hortênsias florescem.

Além de uma bela foto de casal, o Lago Negro ainda convida para um passeio de pedalinho em seu lago artificial, um charme para casais apaixonados.

Aliás, o lago tem esse nome em referência à Floresta Negra, localizada na Alemanha. É de lá que vieram as árvores que, hoje, ornamentam as margens do lago. 

Igreja Matriz São Pedro

Igreja Matriz São Pedro
Fonte: Parchen (Flickr)

A Igreja de São Pedro atrai os olhares para a sua torre de 46 mil metros de altura, e suas pedras de basalto que moldaram sua estrutura.

É um lugar para todas as pessoas visitarem, mas tem um charme a mais quando se está em boa companhia.

Fonte do Amor Eterno

Fonte do Amor Eterno
Fonte: Josadaik Alcântara Marques (Flickr)

Pertinho da Igreja São Pedro, tem a Fonte do Amor Eterno, um destino certo para casais apaixonados.

A fonte está repleta de cadeados com os nomes de casais para eternizar o amor, e se você quiser, é só comprar o cadeado e deixar sua marca ali também.

Palácio dos Festivais

Palácio dos Festivais
Fonte: Picture Brazil (Flickr)

A Igreja São Pedro e a Fonte do Amor Eterno ficam lado a lado do Palácio dos Festivais que, por sua vez, fica de frente para a Rua Coberta de Gramado.

Famosa sede do tradicional Festival de Cinema de Gramado – o maior da América Latina –, os casais podem tirar fotos na Calçada da Fama, onde há assinaturas de grandes artistas brasileiros.

Rua Torta de Gramado

Rua Torta de Gramado
Fonte: Walter Antonio Livramento (Flickr)

Outro na lista de atrações para conferir na cidade de Gramado em um dia, é a Rua Torta.

Oficialmente, o ponto turístico do centro de Gramado chama-se Rua Emílio Sorgetz, mas ganhou a fama de Rua Torta porque a rua – adivinha – é realmente torta.

Suas curvas cheias de flores lembram a famosa Lombard Street, em San Francisco, Califórnia. Não à toa, é um dos melhores lugares para tirar uma foto de casal no centro de Gramado.

Lago Joaquina Rita Bier

Lago Joaquina Rita Bier
Fonte: Marcos Roberto Beraldo de Oliveira (Flickr)

O que fazer em Gramado em um dia de lua de mel? Você ainda pode conhecer o Lago Joaquina Rita Bier, conhecido pela réplica da Estátua de Kikito, prêmio dado aos vencedores no Festival de Cinema.

Algumas pessoas garantem que esse lago ainda é mais bonito que o Lago Negro, mas de todo modo, ambos valem a pena a visita.

Inclusive, é interessante também você conferir o que não vale a pena fazer em Gramado – falamos sobre isso aqui no blog.

Roteiro de 1 dia em Gramado: dica para quem viaja sozinho

Praça das Etnias

Praça das Etnias
Fonte: Francisco Aragão (Flickr)

Para quem vai sozinho a Gramado e não sabe o que fazer em um dia por lá, adicione em seu roteiro uma visita à Praça das Etnias.

Dá para conhecer melhor a história da cidade na Casa Portuguesa, saborear uns quitutes na Padaria Alemã, curtir a Casa do Colono e ainda conferir o Memorial da Casa Italiana.

Rua Coberta, um dos principais pontos turísticos para visitar em 1 dia em Gramado

Rua Coberta
Fonte: Leandro Neumann Ciuffo (Flickr)

Ao viajar sozinho para Gramado, você pode aproveitar melhor alguns passeios tradicionais da cidade. Por exemplo, visitar o Palácio dos Festivais, o Largo dos Borges, que é um mini shopping com muitas lojas, e também a Rua Coberta.

A rua é um ótimo point para comprar lembranças ou fazer um lanche, e ainda fica próxima da Praça Major Nicoletti.

Borges de Medeiros

Avenida Borges de Medeiros
Fonte: Rodrigo Soares (Flickr)

Continuando seu roteiro de um dia em Gramado, aproveite o máximo para conhecer a Avenida Borges de Medeiros, um verdadeiro shopping ao ar livre.

Aqui você vai fazer muitas paradas para comprar itens ou comer em bares e restaurantes espalhados pela avenida. É um bom momento para almoçar ou jantar em seu roteiro de um dia em Gramado.

Inclusive, durante o Natal Luz, a Rua Borges de Medeiros fica ainda mais charmosa com o show de luzes. Imperdível!

Parque Olivas de Gramado

Parque Olivas de Gramado
Fonte: Luis Fernando L (TripAdvisor)

Em uma área de 150 hectares, os visitantes vão poder admirar as diversas mudas de oliveiras e ainda fazer degustação sensorial dos azeites de oliva.

Esse é o Parque Olivas da cidade de Gramado, localizado a 25 minutos do centro.

O local proporciona não só o sabor das olivas acompanhado da bela paisagem do Cânion da Pedra Branca, como também comidas regionais e um pôr do sol com música ao vivo.

Outras atrações para curtir Gramado em um dia

Neste guia, apresentamos 3 roteiros de um dia em Gramado, tanto para famílias com crianças, quanto para casais e viajantes solitários.

Contudo, dá para fazer outros passeios, como veremos a seguir:

Gramado em 1 dia com crianças (alternativa)

Gramado em 1 dia para casais (alternativa)

  • Admirar a paisagem no Le Jardin Parque de Lavanda;
  • Bate-volta em Canela para andar nos bondinhos aéreos;
  • Visitar o Hollywood Dream Cars;
  • Apreciar a Cascata do Caracol ainda em Canela;
  • Terminar o dia na Vinícola Jolimont.

Gramado em 1 dia sozinho (alternativa)

  • Fazer um City Tour Gramado e Canela, que dura o dia inteiro.

Opções não faltam sobre o que fazer em Gramado em um dia!

Podemos afirmar que um dia só em Gramado é pouco, mas se você programar direitinho, cabem boas atrações para cada grupo de visitantes.

Como você pôde conferir, até uma passadinha em Canela é possível, afinal, falar do Rio Grande do Sul sem visitar as duas cidades mais famosas da região, não dá!

Portanto, anote os passeios, confira os preços dos atrativos e faça um planejamento de gastos para o seu roteiro de 1 dia.

Depois, é só comprar os ingressos de entrada na Tour Fácil e meter o pé na estrada rumo a Gramado (e Canela) para curtir suas férias em um dia de viagem.

Não se esqueça: ao planejar viajar para Canela ou Gramado, reservar os ingressos com antecedência é a melhor solução para que sua viagem seja tranquila.

Se você gostou deste conteúdo sobre o que fazer em Gramado em um dia, não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares por e-mail ou nas redes sociais.

Boa viagem!

Deixe um comentário

Ingressos de passeios e experiências com desconto + cashback. Economize muito.