Cachoeiras em Canela: 7 Lugares para se Refrescar

As cachoeiras em Canela também fazem parte do pacote turístico responsável por atrair milhares de visitantes todos os anos para esse paraíso do Rio Grande do Sul.

Localizada na Serra Gaúcha, o município de Canela, ao lado da cidade de Gramado, dispõe de diversos atrativos únicos.

Afinal, a região é recheada de parques naturais, parques temáticos e museus, além de um forte turismo cultural.

E as cachoeiras, embora não sejam o foco principal da região, também agregam bastante a esse fluxo turístico.

Se você quer conhecer as principais cachoeiras em Canela (RS) durante sua viagem, nosso conteúdo de hoje reuniu, em um único local, 7 opções belíssimas no território da cidade. Boa leitura!

Cachoeiras em Canela: conheça 7 quedas d’água incríveis na cidade

Canela se diferencia da cidade de Gramado por ser bem mais pacata e trazer um custo benefício geral maior aos visitantes, seja em hospedagens, restaurantes e outros locais, uma vez que os dois municípios são colados.

E quando o assunto são atrativos naturais, a cidade oferece realmente ótimos pontos para visitação, com cachoeiras dos mais variados formatos e estilos de observação.

Acompanhe!

Cascata do Caracol

Cascata do Caracol
Fonte: Marcos Paulo (Flickr)

Quando o assunto são as cachoeiras em Canela, sem dúvidas, um dos principais destaques é a Cascata do Caracol – cartão postal máximo da cidade.

Localizado dentro do Parque Estadual do Caracol, a 7 km do centro da cidade – pela RS 466 – a queda d’água encanta por sua formação única e seus mais de 131 metros de altura.

E quem conhece esse pedaço da região tem muitas alternativas para usufruir da atração, seja através do mirante, da trilha e escadaria até o pé da cascata e, claro, os Bondinhos Aéreos Parques da Serra, que também servem como ponto de observação.

O melhor de tudo é que o Parque Caracol conta com uma infraestrutura completa, atendendo muito bem aos visitantes, com banheiros, churrasqueiras, lojas, restaurantes e mais.

Assim, dá para curtir também o centro histórico ambiental, o observatório ecológico, a estação sonho vivo e as trilhas ecológicas.

Ecoparque Sperry

Ecoparque Sperry
Fonte: Vinicius_Ldna (Flickr)

Assim como a Cascata do Caracol, o Ecoparque Sperry é outro importante destaque quanto às cachoeiras em Canela, e onde está boa parte delas.

Saber como chegar ao logo é realmente simples: o parque fica localizado no Vale do Quilombo, no km 05 da Estrada Professora Elvira A. Benetti, sendo de fácil acesso.

Criado no ano de 2009, a área de preservação ambiental tem a Mata Atlântica como lar, sendo repleto de riachos e cânions, que formam as quedas d’água.

A infraestrutura local é ótima também, com banheiros, área verde e pet friendly, estacionamento, receptivo e um restaurante próprio, o Bêrga Motta.

Assim, há um complemento perfeito para os atrativos naturais, como as trilhas que levam até as cachoeiras, ideal para quem curte esse tipo de aventura.

Ao todo, são quatro quedas d’água presentes dentro do parque: a do Trombão, a Escondida, a do Poço e a da Usina. E cada uma delas dispõe de seus próprios diferenciais.

Cachoeira do Trombão

Cachoeira do Trombão
Fonte: Daniel von Soshsten (Flickr)

A Cascata do Trombão ou Cachoeira do Trombão fica a apenas 15 minutos de caminhada, saindo da sede do parque, o que facilita bastante sua visitação.

Com 35 metros de altura, a queda é avistada diretamente de um mirante próprio, que permite contemplar toda a beleza do lugar.

Além da altura, as próprias formações rochosas da cachoeira e a natureza exuberante ao entorno dão um ar único à atração.

Cachoeira Escondida

Outro destaque do parque é a chamada Cachoeira Escondida, que se forma a partir das águas do riacho Cristal.

Seu grande diferencial é que ela acaba se desdobrando em várias quedas, permitindo diferentes formas de observação.

É possível, por exemplo, ficar sobre a ponte ou descer até uma das bases, e ficar bem pertinho da água.

Cachoeira do Poço

Cachoeira do Poço
Fonte: Vinicius_Ldna (Flickr)

A Cachoeira do Poço também recebe um destaque especial, principalmente pela piscina natural criada logo abaixo da queda, que é repleta de vegetação no entorno.

E são as águas levadas pelo Arroio Quilombo que formam a cachoeira, dando formações bem diferenciadas ao lugar.

Cachoeira da Usina

Por fim, a quarta cachoeira presente no Ecoparque Sperry é a Cachoeira da Usina, com seus 45 metros de altura.

A queda d’água dispõe de ótimos pontos de observação, sejam pelo mirante ou através de uma escadaria, que leva até a sua base.

Parque da Cachoeira

Parque da Cachoeira
Fonte: Marcelo Alves (Flickr)

O Parque da Cachoeira em Canela também entra na lista de opções de cachoeiras que vale a pena conhecer – inclusive, tem trilhas bacanas para fazer aqui.

Localizado na RS 476, a 18 km de Canela, na estrada para Bom Jesus, o parque fica em uma região de divisa com São Francisco de Paula e se destaca por sua boa infraestrutura geral.

Isso porque se trata de um ponto turístico completo, que oferece bem mais que suas atrações naturais.

Por lá, é possível encontrar, por exemplo, alternativas de hospedagem, como cabanas e apartamentos, além de uma área de camping própria.

Isso sem falar nas trilhas pela natureza preservada do local, como a Trilha Xaxins Gigantes e a Trilha da Toca, e piscinas naturais – perfeitas para banho.

Cascata do Rio Cará

Cascata do Rio Cará
Fonte: Gil Jacobus (Flickr)

Um dos principais atrativos do parque é justamente a Cascata do Rio Cará, uma queda d’água com cerca de 35 metros de altura, que fica bem próxima ao acesso.

A cachoeira pode ser vista diretamente da Ponte Passo do Inferno, uma ponte de ferro de mais de 50 toneladas, que também é uma atração à parte.

Cachoeira da Toca

Cachoeira da Toca
Fonte: Ga_views (Flickr)

Localizada na parte final da Trilha da Toca, a Cachoeira da Toca é uma queda encantadora, com cerca de 25 metros de altura.

O local é cercado por paredões de pedra, o que impede os visitantes de chegarem próximos da água.

Ou seja, de todo modo, o visual é deslumbrante, e complementa muito bem a caminhada, que oferece uma passagem também pela Usina Casa de Pedra.

Enfim, leve calçados apropriados para caminhada pois o terreno é instável e escorregadio.

Preparado para aproveitar as cachoeiras em Canela?

Como foi possível observar, há sim ótimas opções de cachoeiras em Canela, que complementam perfeitamente o catálogo de pontos turísticos da cidade, que já é bastante recheado. Afinal, Canela conta também com:

Quer conhecer Gramado e Canela – e a região da Serra Gaúcha? Então conte com a Tour Fácil!

E se esse conteúdo ajudou você, compartilhe com seus amigos por e-mail e nas redes sociais. Até a próxima!

Deixe um comentário

Ingressos de passeios e experiências com desconto + cashback. Economize muito.